Anais da SBCPO 28º Congresso Internacional de Oculoplástica e 7º Congresso Internacional de Estética Periocular, V.1 (Atena Editora)
Atena Editora
Anais da SBCPO 28º Congresso Internacional de Oculoplástica e 7º Congresso Internacional de Estética Periocular, V.1 (Atena Editora), 2021
O primeiro volume dos Anais da SCBPO reúne os trabalhos científicos selecionados para apresentação no 28º CIOP (Congresso Internacional de Oculoplástica) e 7º CIEPO (Congresso Internacional de Estética Periocular), evento oficial da SBCPO que foi realizado nos dias 07 e 08 de maio de 2021. A grande novidade do evento foi o formato 100% online, transmitido a partir de Ribeirão Preto para todo o Brasil e para 11 países participantes do congresso. Destacamos a presença virtual ao vivo dos convidados Richard Allen (EUA), Guillermo Salcedo-Casillas (MEX), Daniel Weil (ARG), Patrick Boulos (CAN), Yerena Muiños (ESP), Rodrigo Feldmann (ARG), Cristina Hidalgo (CHI), Rocio Ardito (PERU), John Bareño (COL), Sara Ribeiro (PT), Alicia Galindo-Ferrero (ESP) Participaram presencialmente, em estúdio, os convidados Helcio Bessa, Murilo Alves Rodrigues, José Vital Filho, Ricardo Morschbacher, Ana Estela Sant’Anna, Antonio Augusto V Cruz, Gustavo Siqueira, Francine Miduati, Sergio Burnier, Afra Raquel Gerbi, Fernando Cenci Guimarães, além dos membros da diretoria, Patricia Akaishi (presidente), Ivana Cardoso Pereira (tesoureira) e Sheila de Paula Cecchetti (tesoureira adjunta) Houve a entrega oficial dos diplomas de Membros Honorários a 3 grandes oftalmologistas: Daniel Weil, Mario Luiz Ribeiro Monteiro e Paulo Gois Manso. A cerimonia virtual também incluiu a entrega do diploma de Novos Sócios a 80 cirurgiões oculoplásticos. Tivemos a honra de receber os fundadores de nossa Sociedade, professores Eduardo Soares e Eurípedes da Mota Moura e o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr José Beniz Neto. Todos as presenças, sejam virtuais ou presenciais, foram fundamentais para o sucesso do congresso. Mas uma grande ausência também marcou esse evento. Dr Daniel Cecchetti, palestrante convidado, grande amigo, nos deixou em julho de 2020 em decorrência da Covid-19. Sua aula sobre lentes esclerais em Oculoplástica foi ministrada por sua esposa, nossa querida tesoureira adjunta e organizadora do evento, Dra Sheila Cecchetti. Esse foi o primeiro (e esperamos que tenha sido o único) congresso virtual da SBCPO – um evento cheio de novidades, emoções e excelência científica, que ficará registrado na história da nossa Sociedade e nesse primeiro volume dos Anais da SBCPO.
View PDFchevron_right
Patologia Dos Anexos Oculares
Antonio Barrientos
Medicina (Ribeirao Preto. Online), 1997
RESUMO: Os principais temas da patologia dos anexos oculares foram revistos, com ênfase nas patologias que pertencem ao campo de atuação da oculoplástica. UNITERMOS: Oculoplástica. Anexos Oculares. Patologia. 36 Medicina, Ribeirão Preto, Simpósio: OFTALMOLOGIA PARA O CLÍNICO 30: 36-51, jan./mar. 1997 Capítulo V
View PDFchevron_right
Neurofibromatose crânio-orbital: diagnóstico e abordagem cirúrgica da doença de von Recklinghausen
Renato da Silva Freitas
2008
View PDFchevron_right
Hemangiopericitoma de órbita
Antonio Barrientos
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 2001
Objetivo: Descrever um raro caso de hemangiopericitoma orbital. Métodos: Relato de caso de associação entre hemangipericitoma orbital e blefaroptose. Resultados: A exérese da neoplasia normalizou o posicionamento palpebral. Conclusões: Lesões orbitais anteriores são causas de blefaroptose por compressão do músculo elevador palpebral.
View PDFchevron_right
Manual da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Universidade Católica de Pelotas
Pimenta Cultural
Manual da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Universidade Católica de Pelotas, 2025
Escrito por acadêmicos para acadêmicos. Uma forma simplificada de abordar a Oftalmologia.
View PDFchevron_right
Acometimento orbitário na doença de Rosai-Dorfman
Angelo Rossato
Revista Brasileira de Oftalmologia, 2011
A doença de Rosai-Dorfman (DRD) ou histiocitose sinusal com linfadenopatia maciça é uma entidade clínica idiopática, rara e benigna, caracterizada pela proliferação histiocitária com linfofagocitose. Geralmente se apresenta com linfoadenomegalia cervical, no entanto pode haver acometimento extranodal, sendo a região orbitária um dos locais de possível acometimento. Na maioria dos casos é uma doença autolimitada com melhora espontânea, entretanto pode ser necessária exérese cirúrgica da lesão ou tratamento com corticosteróides e radioterapia.Neste trabalho, relatamos o caso de um paciente masculino de 29 anos, com queixa de tumoração em pálpebra inferior direita por 6 meses e história de acometimento sinusal prévio pela doença de Rosai Dorfmann. Ao exame oftalmológico apresentava proptose de olho direito e aumento de volume de pálpebra inferior direita. O exame de tomografia computadorizada de órbitas evidenciou lesão sólida extraconal em órbita direita. Após a exérese da lesão houve melhora importante do quadro clínico. O exame histopatológico associado à imunohistoquímica confirmou o envolvimento orbitário na DRD. Revisamos também o quadro clínico, diagnóstico diferencial e tratamento desta afecção.
View PDFchevron_right
Complicações oftálmicas em pacientes com tumores malignos extra-orbitários
edson boasquevisque
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 2003
View PDFchevron_right
Tomographic findings of acute infections of the orbit: literature review
Bernardo Zago Carneiro
Revista Brasileira de Oftalmologia, 2014
Aspectos tomográficos da órbita aguda infecciosa: revisão de literatura Tomographic findings of acute infections of the orbit: literature review
View PDFchevron_right
Estrabismo após inflamação idiopática orbitária aguda na infância: relato de caso
Antonio Cruz
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 2004
View PDFchevron_right
Granulomatose de Wegener: relatos de casos
Leandro Zacharias
Arquivos Brasileiros De Oftalmologia, 2007
Nota Editorial: Depois de concluída a análise do artigo sob sigilo editorial e com a anuência da Dra. Ana Estela Besteti Pires Ponce Sant'Anna sobre a divulgação de seu nome como revisora, agradecemos sua participação neste processo.
View PDFchevron_right